"Amorzade" - terceira experiência de voluntariado

colhendo ervas medicinais, Irineópolis SC


Amigos! Nesta publicação queremos registrar sobre a nossa terceira experiência de voluntariado, conforme falado no "morada atual".

Santa Catarina nos acolheu mais uma vez, estivemos por 12 dias no sítio de Maria e Rafael, que fica num assentamento do MST em Irineópolis, interior norte do estado. 

 

com Maria na ação em memória dos 24 anos do massacre de Eldorado do Carajás

Rafael em ação corta grama!

O acolhimento foi de uma antiga amiga e junto às atividades íamos recordando fatos e pessoas de convívio comum no passado. Na companhia do chimarrão e do bom humor sempre, planejávamos o dia. Tinha trabalho, mas às vezes uma saída pra conhecer algum lugar, pois Maria é uma pessoa muito dinâmica e popular na comunidade e fazia questão de promover a nossa integração, uma característica muito interessante dela que despertou em nós o olhar sobre a beleza da amizade e do amor ao próximo.

Pela manhã, após alguma atividade física íamos para o rico café. Fazendo sempre questão de nos deixar bem servidas, Maria enchia a mesa com frutas, nata, requeijão, pão caseiro (feito pelo Rafael!), geleias caseiras também e tudo o mais que tinha à disposição. Uma hospitalidade sem igual! 

Trabalhamos muito nos jardins e a outra alegria era fazer a colheita dos doces morangos, difícil era parar de comer! Aproveitamos muito o milho, o feijão e as verduras produzidas lá mesmo. O pinhão na chapa e o calor do fogão a lenha ficarão na memória também! Interessante também foi conhecer o costume da família da Maria: o virado de feijão acompanhado de melancia e café preto. Combinação no mínimo curiosa! 😆

 

trabalhos nos jardins e colhendo morangos

A atenção com a família e a consideração pelos amigos por parte do casal, nos chamou muita atenção. Nos sentimos super integradas e valorizadas, muito além do que pensávamos ser merecedoras. Esse tipo de convivência faz a gente se sentir especial e a valorizar o que há de simples e sempre sincero. Saímos com o coração cheio de amor e com maior confiança de que podemos seguir nossa caminhada construindo novas amizades na medida em que aprendemos e também ensinamos.

Algumas situações não programadas (como também registramos no texto 'o poder da superação') nos fez mudar de planos e finalizamos as atividades no sítio. Mas foi possível retornar ao assentamento para realizar uma atividade inédita pra nós: a coleta de ervas medicinais e o preparo de tinturas. Este convite veio da Iraci de Lara,  uma mulher guerreira e forte, de sorriso permanente e revelador da sua fortaleza e gratidão pela vida. Além da Iraci esteve conosco a Luzia, outra mulher especial, alegre e cheia de sonhos e vontade de liberdade (convidamos ela pra embarcar conosco até a Bahia e quase que ela aceita!). Foi um momento muito rico, porque além de aprendermos sobre as ervas, fomos instigadas a prestar atenção nos nossos sentidos, a 'fotografar' com os olhos, nariz e mãos através de um desafio proposto pela Iraci. Pra finalizar aprendemos na prática a fazer um sabão caseiro, foram duas horas de bate papo com café e bolinhos enquanto mexíamos a mistura! O dia foi tão gostoso que ficou difícil de ir embora. Aproveitamos ainda a "Vó", a mãe da Iraci, mulher também forte de 93 anos, que com suas orações nos benzeu e contou um pouco da sua história.

 

com Luzia e Iraci


algumas das ervas colhidas

a Vó, em frente a sua casa


Enfim, sentimos que este período não antes programado passou rápido, foi até meio atrapalhado, mas mexeu muito com a gente e nos deu muita força! Somos eternamente gratas à Maria e ao Rafael e a todos aqueles que cruzaram nosso caminho nestes dias.

 
Viver o momento presente possibilita a calma e a confiança. Quando assim acreditamos e conseguimos seguir esta lógica,  entendemos que cada acontecimento não é um acaso ou coincidência, e sim o ideal a ser vivido naquele momento.

    Viva o amor e a amizade, a AMORZADE!

 

                                                           Encerrando...

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tem como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante a luta pela reforma agrária brasileira.

É com estes exemplos de perseverança que vamos seguindo com a certeza de estar participando da construção de um mundo melhor e mais igualitário para todos. 

Abraços!

 


 

Comentários

  1. Muito obrigada pela disponibilidade de vocês em contribuir nós trabalhos práticos adoramos conhecem as voltem outras vezes estaremos sempre a sua espera gratidão por tudo sejam muito feliz na jornada de vocês abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos nós, Edite e Maria luiza as iluminadas por estarem com vocês nestes dias, gratidão.

      Excluir
  2. A força que vem da natureza se manifesta nas pessoas q se integram a td o que ela nos oferta.
    Amor natureza, forte, puro,real que essa família e as fortes mulheres emanam.
    Conviver nesse espaço de forma tão integrada com a Natureza é um privilégio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlete, tuas palavras são tão fortes quanto a emoção que sentimos quando compartilhamos com as famílias nos inserindo nos seus lares para a troca de experiência e aprendizados. Agradecemos teu estímulo, tua vibraão nos acompanhará por esta aventura. Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça de se identificar!

Postagens mais visitadas