O primeiro voluntariado

flor do açafrão

             Oi pessoal!

Após alguns micos pra matar a saudades do pastel com café do Maquiné, famosa casa de guloseimas na cidade do mesmo nome, chegamos a Itapema, não para desfrutar a praia mas para um motivo que fez transbordar em nós  a positividade e alegria de viver.  O reencontro com minha grande amiga Silvana Brandes depois de muitos anos só reforçou o quanto é agradável o compartilhar com pessoas positivas, animadas e confiantes.  Ela esteve presente numa anterior fase de mudanças na minha vida e agora foi a confirmação de que sua presença não é um acaso e sim uma luz que ilumina o meu caminho. 

Silvana, mulher de novos projetos e sonhos, que conquista amigos e caminhos diversos pelo Brasil a fora, onde passa deixa com o seu sorriso a certeza que a Vida vale a pena, reforçou a alegria e a certeza de que esta aventura  nos leva a viver um novo tempo. 

com amiga Silvana

“Eu vou para onde serei dono dos meus sonhos” (Mia Couto)

 

Depois de Itapema partimos para a nossa primeira experiência de voluntariado da viagem. Ficamos alguns dias no Espaço Rural Panacéia em Camboriú-SC.

Ali passamos dias de muito aprendizado e alegria com o pessoal que mora e trabalha no sítio. O espaço aplica a permacultura e desenvolve inúmeras atividades como a coleta de resíduos para a compostagem e seleção, ecoturismo, oficinas de bioconstrução, educação ambiental, viveiro de mudas, entre outras. 

O Fabinho como o cofundador do espaço desde o ano passado atendeu prontamente nas diversas tentativas de ir pra lá. Foi sempre muito atencioso e preocupado com o nosso crescimento. Tem inúmeros projetos em andamento e futuros, certamente uma referência na arte do colocar a mão na massa, sem esperar para fazer acontecer.

Em meio a lindas montanhas verdes e goiabeiras, limoeiros, araçás, bananas e uns mergulhos numa "cachú" top,  fizemos um pouco de cada coisa: manejo de canteiros e bananeiras, bioconstrução nas bacias de evapotranspiração, cozinhamos pra turma e trabalhamos com o bambu.

 Uma integrante da equipe que fez toda a diferença é a Jé. Única mulher na casa, é uma "guriazinha" de idade, mas de uma serenidade incrível e voz angelical. Pra nossa despedida ela cantou alguns mantras e escolhemos encarar as montanhas pra ouvir e refletir sobre as mensagens tão poderosas que quis nos passar. Agradecemos do fundo do coração pelo lindo momento em uma data tão especial, dia 08 de março. Logo mais ela vai nos brindar com sua arte aqui no blog (Uhúu!)

Mas a turma toda foi bacana demais com a gente, com muita amorosidade e paciência nos passaram muitos conhecimentos e proporcionaram momentos de diversão e amizade.

Agradecemos a todos e em breve atualizaremos sobre nossa nova parada.

Pra quem quiser saber mais sobre o Espaço Rural Panacéia:

@panaceia.camb

https://www.panaceia.art.br/ 


Spoiler da próxima parada :)




Comentários

  1. Foi demais a experiencia de troca com vocês! Sejam sempre bem vindas!
    Na volta lembra de passar aqui para ver nossa produção de cogumelos =DDD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça de se identificar!

Postagens mais visitadas