seção Solos - publicação 3

Novos aprendizados sobre solos! Muito grata pela contribuição!

 

Ainda sobre textura do solo

    Todos os aspectos sobre textura do solo que comentamos são de suma importância para compreendermos a dinâmica dos solos. Obviamente, não há como esgotar o assunto, dado a sua grandeza. Contudo, há, ainda, um aspecto de grande importância que precisamos lembrar: “ A relação da textura com a CTC e a CTA dos solos”.

    Do que se trata! Todos os corpos são constituídos por átomos; por esse motivo os corpos reproduzem as propriedades dos Átomos, seus formadores. Os átomos apresentam capacidade de disponibilizar cargas elétricas que, por sua vez, permitem a aproximação/contato/fixação de outros átomos/substâncias em si próprios. Assim, todos os compostos do solo reproduzem essa habilidade. Cria-se então o que denominamos de CTC e CTA do solo, ou seja: quantidade de pontos de união que as estruturas do solo apresentam para sua aglutinação a outros compostos (capacidade de troca de cátions/ânions).

    É preciso visualizar o efeito prático fundamental disso tudo, senão vejamos: as partículas do solo, pela exposição de suas cargas, irão se juntar à outras substâncias, como vimos acima. Entre essas substâncias podemos citar: a água, os nutrientes, outras moléculas com efeito positivo para as plantas e o solo, resíduos e elementos tóxicos ao solo e às plantas, etc.... Perceba-se o altíssimo nível de importância para o funcionamento do sistema solo que essa propriedade confere.

    A textura (areia, silte e argila) contém diferentes níveis de cargas disponíveis, em função do arranjo de sua composição. Assim, solos com altos níveis de areia apresentarão muito baixos níveis de cargas disponíveis (baixas CTC e CTA) e, portanto, baixa capacidade de reação com outras substancias do solo. Em consequência, apresentará baixa capacidade de retenção de água, de nutrientes, elementos nocivos, moléculas bioativas, etc... Nos solos com textura argilosa observaremos o contrário.

    Essa propriedade do solo nunca mais pode ser esquecida, pois cada vez que observarmos alguma coisa acontecendo no ambiente solo, certamente, esses fenômenos estarão envolvidos. Esse conhecimento adquirido nos permite agir pró-ativamente. 

José A. da Fonseca

  

Comentários

Postagens mais visitadas