um passeio pelo Vale do Capão

Novos encontros ocorreram nas últimas semanas. 

Fui em viagem solo para o famoso Vale do Capão. Meu principal objetivo foi fazer uma oficina de biocontrução e foi muito bom!

Quem promoveu foi a bioconstrutora Laís (@cabocla_lais). Uma jovem mulher de Salvador, jornalista, que hoje vive na Comunidade Campina (@comunidadecampina), no Capão. Usamos sua casa, auto construída, para aprender a trabalhar com a terra para fazer reboco, relevos e tinta. É muito gostoso e os resultados são incríveis!


A impressão que tive é como parece leve o trabalho de levantar uma casa! Reconhecer os materiais disponíveis e testá-los nos conecta com aquilo que estamos fazendo. Usar as mãos para espalhar a terra pelas paredes pareceu uma terapia. Via mesmo como a Laís mudava sua fisionomia, parecendo que entrava num outro mundo. Via a artista atuando ali. 

Laís no alto relevo

Gostei muito também de, de certa forma, poder contribuir com a construção da sua casa. Poder colocar a mão na massa deu confiança e saí gostando ainda mais da ideia de mutirões colaborativos.  

Aproveitei pra trilhar um pouco pelo Capão. Com Rodri, também da Comunidade, conheci a Cachoeira da Fumaça. Não tem muito como descrever a experiência, Rodri faz uma guiada bem especial. Só sei que de lá da cachoeira me sentia olhando o Planeta Terra de fora, sei lá, é uma grandiosidade sem explicação! Recomendo demais!

visual da cachoeira da Fumaça
 

Lembrete!

Blog sempre aberto pra contribuições.

Vamos rechear este espaço de informações gostosas! Participa!


 

Comentários

Postagens mais visitadas