em outros cantos da Chapada

Cachoeira do Buracão

Mês de agosto, estivemos em Ibicoara, mais precisamente na zona rural, no povoado Mundo Novo. Dessa vez viemos para estar mais próximas ao terreno, reconhecer melhor a área, plantar umas árvores, conhecer as pessoas da região e os demais que assim como nós estão chegando para se instalar no Tamanduá, nome desta antiga fazenda de café que deixou apenas uma terra explorada pra trás.

Nossa área conta com apenas algumas árvores em um lindo campo de braquiária! Mas ficamos bem felizes de ver algumas árvores e mudas que plantamos se desenvolver muito bem em apenas uma semana. Com ajuda do novo amigo Alexandre, plantamos bananeiras, seriguelas, grevíleas, um guapuruvu, ingás e até café! Só o imaginar a área verde e recuperada já nos deixa muito motivadas. Aos poucos, conhecendo as pessoas locais, os produtores agroecológicos e os vizinhos do Tamanduá, vamos aprendendo sobre o clima, plantas, costumes, características, feiras, trilhas, oportunidades e desafios.

carro cheio pro dia de plantação!

Pingado, uma das mudas de café plantadas

Entre as visitas e as pessoas inspiradoras que conhecemos está o Sítio Monte Alegre, a Fazenda Produtiva, o viveiro Cedro d'Água, a bioconstrutora Diana, além de Vanda, Vera, Lia, Doinha, Toinho e tantas outras figuras locais do cotidiano.

Primeiro estivemos no Sítio MonteAlegre onde uma equipe muito querida nos recepciona com um café da manhã delicioso. Também localizado numa área antes arrasada, hoje é uma agrofloresta. Além da produção de alimentos e de um café muito gostoso, trabalham com o turismo e hospedagem em lindas bioconstruções, num visual maravilhoso das montanhas.

construções com hiperadobe no Sítio Monte Alegre

Também visitamos a obra que Diana está realizando. Surpresa foi quando entendemos que apenas ela e mais sua filha e uma amiga estavam levantando uma casa! Feita com a técnica cob (argila, areia, água e palha), aprendemos e com certeza nos inspiramos sobretudo com a força destas mulheres, incrível!

Saindo da obra mudamos de planos, o dia estava frio para a cachoeira do Licuri, então fomos até um viveiro de mudas e, mais uma vez, uma ótima surpresa. Conhecemos Lia que nos apresentou ervas, árvores e flores. Depois a produção própria de óleos essenciais, uma aula! Além de tudo isso, ela e seu companheiro idealizaram e estão construindo um museu para o resgate da história local, uma bela construção feita de pedras, com cascata, lago e jardim farto.

Na Fazenda Produtiva fomos recebidas pelo Sonderman, o Son. Ex-colega bancário, é agrônomo, adora música, e trabalha com a agricultura biodinâmica. Foi pouco tempo pra conhecer tanta coisa legal que ele faz, mas deu pra aprender muito e claro, se inspirar.

Os caminhos e cachoeiras de Ibicoara são verdadeiras obras-primas. Poder desfrutar destas maravilhas da natureza nos confortam e dão forças para superar qualquer desafio e dificuldade. Ao longo do mês conhecemos a famosa cachoeira do Buracão, a Licuri, Raízes, Véu de Noiva... tudo surpreendentemente lindo.

Orquídeas

Teremos muito o que trabalhar por aqui, não apenas na terra, mas também com a comunidade que é carente de tantas coisas. Mas será com perseverança que tentaremos evoluir a partir do nosso pequeno mundo novo!

Mundo Novo, Ibicoara

OBS: Não tivemos sorte com a moradia que havíamos contratado em Ibicoara. Já tínhamos a intenção de trabalhar com o turismo, mas essa parte merece uma publicação na seção “micos e mancadas”!

            Até mais!

Véu da Noiva, Ibicoara

Comentários

Postagens mais visitadas