honrando a natureza

sol do amanhecer batendo na montanha, Sítio Salto do Muriqui

  

 Olá amigos e admiradores do Blog!

Pois bem, atualizando as memórias pós Sítio Quetzal, partimos para São Lourenço MG. Aproveitando pra visitar a Marina, amiga de Porto Alegre que vive lá, também pra rever e conhecer o Parque das Águas e um pouco da região.

Passamos alguns dias na casa da Marina e com sua gatinha bebê Miksha (é assim que escreve amiga?). Conheci Marina quando cursei hotelaria, mas assim como eu ela seguiu outros rumos e hoje eu a destaco como uma artista. Pintando mandalas e agora fazendo lindas artes com o macramê (@casular_studio.art), assim ela sonha com seu futuro fazendo sempre novos planos. A ideia era fazer uma oficina de mandalas com ela, fomos empolgadas pra aprender um pouco dessa arte, mas não foi dessa vez. O que ficou foi o "faça você mesmo", pois é assim que ela faz quando se interessa por alguma coisa, corre atrás de informações e vai metendo a mão na massa, apesar de acharmos que um tanto de talento ajuda também. Agradecemos a esta amiga pelos aprendizados durante estes dias de convivência!

nossas anfitriãs


noite da pizza!

A próxima parada foi no interior de Baependi. Pegando mais uma estrada longa e difícil, com muita pedra, ladeiras e morros, chegamos no Ecocamping Chacaré (@ecocamping.jacare), projeto do amigo Luis e seus parceiros. 

casa principal do Ecocamping
 

Conheci Luis na outra vez que estive na região e ele já havia contado sobre o sítio e os seus projetos. Foi ele também que me despertou para temas que nem passavam pela minha cabeça, como a bioconstrução e o reaproveitamento de todo o tipo de material. Desde então queria conhecer sua nova casa e assim foi, adoramos!!  Infelizmente a região é bastante degradada por causa da criação de vacas leiteiras, mas a paisagem é belíssima, com muitos rios e cachoeiras. 

o visual é lindo, mas a degradação é grande...

Além de camping, diversas casinhas devem ser bioconstruídas, assim como uma concha acústica, área especial para crianças com a integração dos pais nas brincadeiras, lindas trilhas, enfim, é muito empolgante ouvir os meninos contando sobre tudo o que desejam fazer para atrair as pessoas apaixonadas pela natureza e aqueles que ainda precisam aprender que somos natureza e dela dependemos para viver. Foi muito inspirador e fortalecedor podermos compartilhar também nosso sonho.

com Luis, explorando a área
 

Depois de explorarmos as montanhas de Baependi, partimos em direção a Fervedouro, no sítio Salto do Muriqui localizado na linda Serra do Brigadeiro. O caminho foi tranquilo, só nas ladeiras finais passamos por um uns sufocos, mas só porque baixamos um pouco a guarda. Deixando o cansaço e uma certa insegurança bater, o caminho pareceu mais difícil do que realmente era, mas chegamos com sucesso. Lá estivemos com o Marlus e seu filho Ayam. A mãe, Maria Amélia, coordena de longe, trabalha em BH e planeja sua vinda definitiva pro sítio em breve onde terá seu espaço na natureza para fazer seus atendimentos como doula e outras terapias.

amanhecer na Serra do Brigadeiro
 
Ayam e Marlus na agrofloresta
 

Marlus tem uma história de vida muito interessante. Já foi adepto ao jejum e circulou por várias comunidades no Brasil. Depois de uma experiência na Europa, voltou pro Brasil decidido a ter uma terrinha na Serra do Brigadeiro, sua região natal. Ele é engenheiro florestal, trabalhou na construção de linhas de transmissão em Rondônia e isso também fez com que se voltasse para a conservação da natureza. No sítio ele prepara sua agrofloresta manejando o eucaliptal junto com abacateiros (seu vício!), laranjeiras, ameixeiras, jatobás, mangueiras, cafés, cana e tantas outras espécies. Pessoa de enorme simplicidade, sonha em construir um centro de cura através da reeducação alimentar e terapias e também nos encantou com seus belos projetos. Nos levou passear pela região, trilhas de paisagens belíssimas. Sempre conosco e com bateria 1000% esteve Ayam, 5 aninhos, mas de um conhecimento sem igual. Aprendemos muito com ele também. Exercitamos o responder dos "porquês" desse menino curioso e tão alegre!

um dos trabalhos concluídos, escada de pneus

plantando cana

manejo da agrofloresta

semeando abacates

A troca foi bastante intensa nestes dias. Estivemos mais uma vez aprendendo com pessoas tão especiais, com diferentes formas de viver e pensar sobre a vida. No fim das contas todos temos nossas próprias histórias que resultaram em vitórias e dificuldades. O legal está sendo poder fortalecer nossos pontos fortes e agradecer a oportunidade de rever e melhorar o que não nos agrada.

Entendemos como é importante estar de bem consigo, não dependendo de outras pessoas que impulsionem nossas vidas. Não culpar o outro pelas mazelas, e sim refletir e agir para a própria mudança e para fortalecer-se. Somos capazes de muitas coisas, sonhar e acreditar é o primeiro passo.

com Ayam, figurinha inesquecível :)
  

                        Até breve!


"Quando algo em nós é significado, devemos não permanecer no ser ou objeto que causou nossa dor ou mesmo nossa alegria, mas sim fortalecer nossas asas para o voo que virá"

XAMam (Terra Mirim)

Comentários

  1. Agradecemos a visita de vocês. Foi bom passear com vocês pelas cascatas aqui da região. Em uma proxima estarei com novo roteiro rs.
    Abrçs boas conquistas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça de se identificar!

Postagens mais visitadas