5ª colaboração - SOLOS


 

Atenção especialmente àqueles que estão em uma jornada parecida com a nossa, aprendendo e lidando com a terra, seja plantando ou construindo e tantas outras trocas. Esta colaboração vai falar sobre SOLOS!

Pedi para o meu pai participar do blog e seus conhecimentos como especialista em solos certamente vão ajudar em nossas experiências futuras. Também espero que, assim como eu, todos possam captar a potência da vida presente no solo e a importância da sua preservação. Ao menos é isso que aprendo quando converso com o pai sobre isso.

Este é o texto inicial de uma possível nova seção do blog. 😉😊

Também recomendamos que leiam juntamente com a prática, ou seja, quem tem jardim, vai lá meter a mão na terra, ou quem não tem, 'bora' cultivar uns vasos ou correr para um parque ser feliz e ficar com as unhas sujas! São essas sutilezas que ajudam a compreender esse todo tão grandioso. É também se permitir e se proporcionar o tempo e o prazer das coisas mais simples. 

simplicidade...
 

Obrigada pai e amigo Zeka Fonseca!

 

COMPOSIÇÃO FUNDAMENTAL DO SOLO

    A figura acima nos mostra a proporção média dos componentes fundamentais de um solo nativo. Os minerais (frações areia, silte e argila) compõem 45% do solo e a matéria orgânica apenas 5%.

    É Importante observar que a maior parte do solo é composto de espaço poroso, espaço por onde circulam a água e o ar (50%). Esses dados nos remetem à reflexões muito importantes. A primeira é a respeito do espaço poroso, que via de regra, olhando para um solo, se pensa que seria menor. Contudo, se pensarmos bem, e considerando que nada vive sem água e ar, é esperado que a evolução e a consolidação dos diversos biomas tenham consolidado essa característica, sem considerar que a porosidade total desempenha outras funções determinantes no solo. Portanto, que bom que é assim.

    A segunda, diz respeito ao pequeno teor relativo da matéria orgânica. Tendo em vista esse aspecto, a primeira coisa a determinar, se quisermos um bom solo, sobretudo para os cultivos orgânicos, é: não perder nada de matéria orgânica, pelo contrario, precisamos aumentar o seu teor no solo. As funções da matéria orgânica são de extrema importância, principalmente, nos solos tropicais como os brasileiros.

    Quanto aos componentes minerais, não há muito que possamos fazer, ao menos no curto prazo, a não ser potencializar o seu uso. Atualmente, alternativas como a rochagem tem sido usada para remineralização do solo. Contudo, esse é um tema que precisa ser abordado com maior propriedade e a seu tempo. Entre outros, o discutiremos.

José Alfredo da Fonseca - maio 2021 

 

Zeka no seu jardim!

 


 

Comentários


  1. Tenho jardim ,mantenho contato constante com o solo.Gostei da abordagem do Zeka, pq d uma forma suscinta demonstrou que a terra necessita de bons tratos, de alimento orgânico para em troca, ofertar bons frutos e belas flores.

    ResponderExcluir
  2. Legal! Muito aprendizado nesse caminho, para pôr em prática na Chapada 😉😻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça de se identificar!

Postagens mais visitadas