Voluntariado e a Riqueza da Alma

 

Bolachas de melado, assim nos despedimos de Campo Alegre!

 

    Durante três semanas estivemos voluntariando no Sítio do Paulo e de sua companheira Elena. Lá tivemos a oportunidade de vivenciar novas atividades, aprendizados,  comportamentos e desenvolver a criatividade. Somado a isso, sentimos  o imenso amor que este casal dispensa a tudo que fazem e ao espaço que cultivam. A exuberante natureza que compõe o sítio - com as araucárias, bracatingas, plantações de cana de açúcar e milho e tantas outras plantas nativas e frutíferas - é tratada com muita atenção e carinho. 

    Foi um tempo de integração total com a natureza e com os proprietários, ora amigos, com conversas e troca de experiências, reflexões e muito trabalho em conjunto. Não faltaram boas risadas, suor escorrendo pelo rosto e no final do dia uma rodada de chimarrão "particular", cada um com sua própria cuia nas mãos.

    Com a dedicação da Elena, sua praticidade e rapidez nas tarefas, logo sentíamos o cheiro dos quitutes culinários: pães de diferentes sabores (batata doce, aipim, milho, abóbora...), pão de queijo, pipoca, crepe, bolachas e o curioso "juntê de ontê" (Oi?), cada dia uma surpresa que nos deixou a sensação de aceitação, carinho e gratidão por estarmos  promovendo e participando de novos momentos na rotina da família. 

arrumando canteiros com Elena

    Paulo nos mostrou que o amor é o construtor de sonhos e o motivador capaz de fazer possível um mundo mais saudável, mais solidário e com pessoas felizes. Homem criativo e incansável, sua criação passa da construção ao plantio e cuidados na horta à dedicação com os animais e a solidariedade e atenção com as pessoas.

Paulo na pescaria
montando o set!

 

    O "somos todos um" fica comprovado quando estamos em contato com pessoas do mesmo propósito. Tivemos a sensação de sermos sementes buscando o espaço para expandir-se e disseminar força e coragem a todos que acreditam que mesmo acordados podem sonhar e assim conscientes começar o movimento de mudanças que beneficiam a si e a tudo que os rodeia.

    Estar atentos aos atos e atitudes desperta o poder e a responsabilidade que cada um tem com a sua realidade assim como a realidade do outro.

    A cada dia de troca e a cada quilômetro rodado nesta viagem aumenta a esperança e a certeza que a transição é adequada ao momento e ao tempo que estamos realizando. 

    Estamos muito agradecidas pela oportunidade deste voluntariado e pelos conhecimentos adquiridos e carinho que recebemos durante nossa estada ali.  

    E lembrando: pra quem quiser conhecer a zona rural de Campo Alegre, o sítio está com uma linda casa a disposição para reservas no Booking.com ou no Airbnb. Tem o armazém com os quitutes da Elena e os produtos do sítio à venda. 

 

A casa e as produções do sítio

    Também tem um galpão pensado pra receber grupos como os de caminhantes e ciclistas de passagem, escolares para visitas pedagógicas, da terceira idade para atividades ao ar livre, enfim, tem bastante espaço para os mais diversos públicos. 

O belo galpão

 

    O sítio também é membro da Acolhida na Colônia

Contatos: @sitiopaulolampert e @castagna919


 

 

            Até mais!

 

café da manhã da despedida com Elena e Paulo, inté!

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça de se identificar!

Postagens mais visitadas