Ser autêntico

 O QUE OS OUTROS PENSAM SOBRE VOCÊ TE PREOCUPA?

 Olá! Num dia especial para mim, meu aniversário, 21 de abril, senti enorme desejo de falar algo para que cada um que ler este texto sinta o despertar, o desejo de viver livremente e sinta-se no direito de usufruir da lei do livre arbítrio.

A manifestação do outro em forma de opiniões, conselhos, observações são  influenciadores e sem perceber nos deixamos levar com preocupações e pensamentos de dúvidas que atrapalham nossa a caminhada.

Temos o direito da escolha, mas antes disso precisamos estar seguros e consciente do que queremos, desejamos e acreditamos. O autoconhecimento é o único caminho que nos possibilita uma caminhada livre e segura.

Já disse Santo Agostinho: O mundo não é imutável e a escolha é nossa. Seu conceito de livre arbítrio concentra-se na relação entre Deus e o homem, a quem caberia a opção de aceitar a bondade divina ou então viver no mal.

Se você faz parte da maioria dos seres que sentem medo de serem reprovados pela opinião dos outros, creio que se identificará com alguns destes sentimentos e sensações: dificuldades em expressar opiniões ou de pedir informações, necessidade de agradar, medo de falar em público, dificuldade em impor limites e dizer não, medo das críticas, de passar por bobo ou ainda a preocupação excessiva com a aparência e o desconforto ao ficar no centro das atenções.

O que os outros pensam ao nosso respeito não é problema nosso, mas na maioria das vezes agimos como se fôssemos responsáveis e deixamos que perturbem nossas emoções e sentimentos mesmo inconscientemente. As situações onde nos sentimos julgados e incomodados apontam os pontos fracos da nossa personalidade e autoestima. Deixamos passar sem refletir que estes também são os momentos ideais para nos observar e voltar-nos para o interior a fim de identificar o que impede nosso crescimento pessoal.

Se o seu coração desejar abraçar uma árvore, rolar pela grama, brincar com animais, cantar pelo caminho, banhar-se na chuva, gritar ao vento, seja qual for seu desejo, realize e está tudo certo. 

 

no balanço de corda, na Pousada Águas de Valões 
 
 

Aprendi que “a base de todo o autoconhecimento é explorar-nos por dentro e encontrar a abundância que existe em cada um de nós, sem ego, e perceber que não há tempo limite para mudanças”.  

Sinto-me grata pelas diversas formas de manifestação que recebo. Todas me fazem lembrar que tudo e todos estão em constante evolução.

Abraços, Edite Didoné

Comentários

Postagens mais visitadas