O poder da superação

 

As fortalezas Imbuias em Irineópolis SC

 

As últimas semanas foram diferentes por aqui. Refletindo pra tentar entender o que realmente se passa e qual o significado de uma estada mais prolongada, não planejada na região, resultou num sentimento, o de superação.

Por diversas razões e acontecimentos, agora tenho a certeza de que se trata exatamente disso.

Viemos até a casa do meu pai para vê-lo antes de ir pra mais longe. Com as notícias sobre a vacinação pensamos em aproveitar a oportunidade, como comentado numa postagem anterior. Ok, mas como todos sabemos, a previsão sobre os dias e idades contempladas mudam sempre, as regras e a forma de trabalho de cada município fez a oportunidade se estender por quase 30 dias! Mas paciência, sentimos que era importante, procuramos alguém que pudesse nos receber e aceitasse a parceria do voluntariado. Pai e madrasta ajudaram na busca e eis que paramos na casa da Maria e do Rafael, como também comentado antes. Mesmo assim, a previsão para a "semana que vem" virou mais uma semana e, apesar de estarmos entre pessoas amigas e num ambiente muito agradável, a necessidade de seguir jornada permanece viva. Já entendo esta como a primeira superação do período. Mãe acorda um dia e diz: não vou esperar a segunda dose da vacina, mesmo que seja em 20 dias (todos os conhecidos estavam recebendo esta opção) vamos seguir com tudo o que estamos aprendendo e a intuição, prosseguimos logo após a 1ª dose.

Bueno, assim é. Na semana seguinte, confirmado o dia da vacinação, qual o lote recebido? AstraZeneca, o que significa que a segunda dose é aplicada em 3 MESES! Pronto, taí, resolvido. Seguras e confiantes de que assim deve ser, seguindo nosso caminho, é dessa forma que entendemos o recado!

Mas outro fato chega para nos manter paradinhas por mais uns dias. Meu pai já algum tempo enfrentando algumas questões na saúde, recebe a confirmação de uma cirurgia nesta semana. Tudo certo, vamos lá, não acompanharia até Curitiba, local do procedimento, mas assumimos a tarefa de "caseiras".

Aqui relacionei com outro momento de superação. Talvez não seja bem isso, e sim a oportunidade de transformação. Isso porque é o que conversamos, refletimos, concluímos e estamos ouvindo muito a partir de diversas fontes: esse é o significado da pandemia, a urgência da transformação por parte de cada um de nós.

Meu pai é um cara muito inteligente. Ele corre atrás do funcionamento detalhado de cada coisa então conversar com ele é como estar numa sala de aula! Sua sensibilidade fica mais escondida e acho que a soma dessas características faz com que ele não compreenda tão bem as coisas que eu hoje estou conseguindo assimilar melhor e me esclarecem muito a respeito da vida: o poder que temos de transformar nossas realidades e também de nos curarmos.

Enquanto ele entende a doença por fatores genéticos eu hoje aprendo que somos seres únicos, influenciados por multi fatores e pessoas ao longo de nossas vidas sim, mas não precisamos receber estas "cargas", passar pelas mesmas coisas que passaram nossos pais ou avós e assim por diante.

Então o fator superação estou relacionando com a oportunidade que ele está tendo de se TRANSFORMAR. Pode ser que ele siga não acreditando muito nisso, mas desejo que possa se observar como uma pessoa capaz de escrever a sua própria história, livre de memórias e "referências" que de certa forma "simplificam" as dores físicas, emocionais e demais problemas de saúde. 

Afinal o que é mais fácil dizer: "vários parentes tiveram o mesmo problema, não tem jeito", "é coisa da idade" OU "como faço pra entender o porquê que uma pessoa que sempre foi ativa, boa alimentação, sem vícios, etc e etc enfrenta esta situação na saúde?", "porque me sinto triste/ magoada(o)/só/de saco cheio, quero ajuda, etc"?

Isso pra mim é superar. É não aceitar a doença ou o mal estar, é estudar não só a pura ciência, mas também recorrer às diversas filosofias milenares e técnicas de autoconhecimento que hoje estão cada vez mais disponíveis. Porque isso é bem difícil, enfrentar estas questões que estão no interno do nosso coração, que nos incomodam e não temos ideia do tanto e muito menos como fazer para entender e dar jeito.

Mas cada um no seu TEMPO e a sua maneira. Não se trata de julgar ou fazer com que todos aceitem a nossa forma de pensar e nosso estilo de vida. Para o pai apresentei a ayurveda e o Reiki. Mesmo um tanto relutante ele se permitiu experimentar e espero que perceba o tanto de benefícios que se apresentaram na sua saúde.

A recente frase que aprendi foi "o tempo é arte". Achei lindo e tão cheio de significados! Cada um tem agora a oportunidade de pensar sobre isso e interpretar da forma que desejar (adoraria saber nos comentários!).

É sempre tempo de superação e isso é muito bom.

O presente nos oportuniza isso, agora entendo melhor, ou está ficando mais claro, dia após dia.

Com o sentimento da gratidão pelos nosso pais e ancestrais, precisamos viver o nosso presente.

Observar as oportunidades que recebemos a todo o instante. Também li que não existe o bem ou o mal e sim situações que devemos enfrentar visando nosso crescimento e, de novo, a superação.

    

Bom, é isso, não terminam aqui os momentos que encaixam nesse texto, mas não dá pra alongar.

Seguimos por aqui, vivendo e aprendendo. Agora nas boas vibrações para que o pai esteja em breve bem recuperado e pronto para mais um tantão de anos de superação! 

Ele também deve aparecer no blog mostrando suas diversas facetas  (uma delas aqui no link) ;) 🔊🎼🎸🎶


 

comemorando o aniversário da mãe Edite com pai e madrasta Ana

 

 

Abraços, Maria


Dica de leitura:

nesse momento estou lendo  "O grande livro do Ho'oponopono: Sabedoria havaiana de cura" de Jean Graciet, Luc Bodin, Nathalie Bodin.

Só agora estou me aprofundando na técnica do Ho'oponopono e estou achando muito interessante, faz bastante sentido pra mim. Recomendo!

 

Quero deixar também recomendado o perfil da minha colega Ana Luiza, reikiana, terapeuta, artista, mãe, bancária, enfim, uma pessoa e amiga muito especial que oferece Reiki a distância todas as terças-feiras às 21h. Basta o simples ato de mandar seu nome, cidade, se abrir e relaxar durante 20 minutos. Bem especial! No Instagram: @7equilibriosterapias


Comentários

  1. Linda trajetória interior, Maria.Precisamos, realmente observar nosso interior,para que haja transformação.

    ResponderExcluir
  2. Amo muuuuito!!❤ Lindo ver vc expressar esses sentimentos. Daria horas de conversa...🌸🌿🌸🌿🌸🌿🌸🌿❤❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça de se identificar!

Postagens mais visitadas