Conhecendo-me no turismo rural


Pôr do sol em Campo Alegre


        Oi pessoal!

    Fechamos uma semana de estada em Campo Alegre. Estamos no sítio do Paulo e da Elena que nos acolheram pra dar uma mão nas lidas do sítio e na casa que recentemente colocaram à disposição para hospedagem.

    Eu, Maria, sou hoteleira de formação. Atuei por alguns anos logo depois da graduação e depois, por diversas razões (ou "desrazões"), acabei deixando o meio e seguindo outros caminhos.

    Quando em 2019, ainda bancária, resolvi tirar uma licença interesse para sair da rotina e abrir a cabeça, iniciei as vivências no voluntariado. Meu primeiro destino foi Minas Gerais. Eu sou amante do café e viciadinha na bebida. Quando fiz um curso de barista iniciante achava o máximo o pessoal falando das viagens para as fazendas e o contato com os produtores, dos eventos e encontros. Aí a primeira ideia foi tentar uma experiência numa fazenda de café e com muita sorte conheci o Juan das Fazendas Klem (@fazendasklem) num evento muito legal que teve em Porto Alegre (@cafestival_poa). Ataquei ele depois da sua apresentação e perguntei se tinham algum programa para voluntários e ele me disse: sim, aceitamos estagiários! Respondi: mas eu não tenho nada a ver com o meio, não sou estudante, agrônoma nem nada do gênero! E ele: não tem problema!

    Acho que no mês seguinte rumei para Minas e foi muuito legal! Minha ideia aqui nem é falar sobre o período que passei lá, mas se alguém tiver interesse posso contar numa outra oportunidade. Conto isso porque quando pediram meu currículo para me conhecer melhor, viram minhas experiências no turismo e hotelaria e como estavam com planos de ativar essas atividades na região, acharam interessante a minha ida. Então foi lá que as memórias com minha formação foram reativadas. O contato com a possibilidade do turismo rural me chamou muita atenção e pensei: ó, taí uma coisa que acredito gostaria de trabalhar hoje!

    Essa ideia não saiu da minha cabeça e é por isso que hoje busco experiências com o turismo rural. Quero desenferrujar através destas parcerias com os sítios que nos recebem. E o Sítio Paulo Lampert compreendeu essa possibilidade de troca e abriu a porteira pra gente! Vamos aos poucos organizando a casa, as experiências por aqui, as redes sociais e os sites de reservas.

    Acho legal destacar que quem fez a ponte foi a Acolhida na Colônia (obrigada Dani!), uma iniciativa muito interessante que nasceu em SC para promover o agroturismo. Segue o link para conhecerem:
https://acolhida.com.br/

    Por aqui pretendemos ficar por mais tempo, então vamos contando aos poucos sobre o dia a dia.
 

        Um abraço e até mais!

 

com Paulo e Elena

Comentários

  1. Que legal que estão bem e encontrando pessoas que certamente vão acrescentar muito para vocês, assim como vocês vão acrescentar prá elas. Cuidem-se gurias!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e não esqueça de se identificar!

Postagens mais visitadas